segunda-feira, 20 de abril de 2015

ANIME: Space Battleship Yamato 2199 (Uchuu Senkan Yamato)


     Remake do original de 1974. O ano é 2199. A raça humana foi esmagada em sua guerra com os Gamilos, dirigindo-se para cidades subterrâneas contra assalto invasor. Os cientistas estimam que eles têm apenas um ano. Os jovens oficiais Susumu Kodai e Daisuke Shima encontram uma cápsula misterioso de uma nave que fez um pouso de emergência em Marte e voltam com ela para a Terra. Ela contém a última esperança da humanidade: o planeta Iscandar do outro lado da galáxia Magellan tem a tecnologia para derrotar os Gamilos e restaurar o planeta. O encouraçado Yamato é incumbido desta tarefa, mas eles têm apenas um ano antes do fim da humanidade.

  Concebido pelo produtor Yoshinobu Nishizaki em 1973, o projeto passou por diversas revisões. Foi inicialmente intitulado "Asteroid Ship Icarus" e tinha uma tripulação viajando pelo espaço em um asteroide esburacado em busca do planeta Iscandar. No entanto, quando Leiji Matsumoto se junto a equipe de produção, muitos desses conceitos foram descartados.


    A série deu origem a um mangá chamado Cosmoship Yamato, a diversos filmes de animação, séries spin-offs, OVAs e um filme live-action.

Exibição no Brasil:

   No Brasil, Patrulha Estelar teve uma breve passagem pela Rede Record, que após o grande incêndio sofrido em 1981, passou os direitos de exibição para TV Manchete entre 1983 e 1985, nos programas Clube da Criança apresentado por Xuxa e Circo Alegre apresentado pelo palhaço Carequinha.

  Inicialmente foi exibida a segunda fase, Cometa Império, distribuída em sua versão americana, com muitos cortes e adaptações feitas nos Estados Unidos, e com os nomes modificados lá. Essas adaptações e cortes tiveram por base a censura americana, que considerava certas partes do anime violentas ou inadequadas para crianças, além de ver nas referências japonesas um problema, já que poderia ser encarado como um desenho de ideologia anti-americana.

    A terceira fase, A Crise do Sol, porém, foi exibida com as aberturas e encerramentos no idioma japonês, o mesmo acontecendo com as músicas. Aparentemente não houve cortes e alguns nomes originais foram mantidos, principalmente dos personagens novos. Por causa da adaptação diretamente da versão japonesa, na terceira série era muito comum os personagens se referirem à Patrulha Estelar (tanto tripulação e nave) como "Argo", tradução americana para o nome "Yamato", nas duas primeiras temporadas. Na versão brasileira de Cometa Império, tradicionalmente os heróis eram chamados de "Patrulha Estelar", usado no lugar de "StarBlazer" da versão americana.


    Não há certeza sobre o motivo da não exibição de Quest to Iscandar pela Rede Manchete, ou se até mesmo foi ou não exibido. Uma das teorias é de que a emissora carioca estava sendo implantada quando transmitiu a primeira temporada e só algumas regiões do Rio de Janeiro puderam assistir.

Seu Legado:

   A série é considerada uma das mais importantes da história do anime, mudando o paradigma da animação, principalmente do gênero mecha, influenciando trabalhos como Mobile Suit Gundam e Neon Genesis Evangelion. Hideaki Anno elegeu Yamato seu anime favorito e creditou-o por despertar seu interesse por animes. O criador de Street Fighter, Takashi Nishiyama, credita a série e o sistema de mísseis da nave, "Hadouho", pela criação do movimento especial Hadouken. Space Battleship Yamato foi a primeira produção relacionada a anime a ganhar o Prêmio Seiun, entregue a melhor obra de ficção científica, algo que só foi repetido dez anos depois, em 1985, pelo filme Nausicaä do Vale do Vento. Em 2001, a revista Animage listou a série e o filme de Yamato como a 13ª e a 19ª melhor produção de anime de todos os tempos.

   Para aqueles que querem matar a saudade e assistir tendo a nostalgia como companheira assista a um dos animes pioneiros a serem exibidos no brasil segue abaixo o trailer e também o link do anitube que tem o remake da 1ª temporada completo desse tao consagrado anime.


Trailer do Remake de 2012


Remake da 1ª temporada completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário